Desde 1993, fósseis de dinossauros e crocodilos vêm sendo coletados pelo paleontólogo William Nava na região de Marília. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, criou o Museu de Paleontologia de Marília e hoje mantém parceria técnico-científica com diversas instituições, entre as quais a UFRJ, Museu Nacional da UFRJ, Museu de Zoologia da USP, Universidade de Brasilía (UNB) e Museu de História Natural de Taubaté-SP.
O grande destaque é o Mariliasuchus amarali, fóssil descoberto em nossa cidade e que leva em seu nome científico o nome de Marília para o mundo inteiro. Ele foi um pequeno réptil com características de crocodilo, que viveu no Período Cretáceo Superior.Medindo até 1 metro de comprimento, possuía crânio e rosto altos e hábitos terrestres.
O Museu de Paleontologia de Marília é o 2° do interior do Estado com exposição permanente de fósseis, fica localizado na Av. Sampaio Vidal, 245, esquina com Av. Rio Branco, prédio da Biblioteca Municipal, centro da cidade e tem horário de funcionamento de segunda à sexta feira das 9 às 18 horas.
Fone: 14 3402 6603.