Aconteceu no Quality Hotel & Convention Center na quinta-feira, 26, a primeira Assembléia Ordinária do Marília e Região Convention & Visitors Bureau. Na ocasião, foram aprovadas as contas do exercício de 2011 na presença de associados e diretores. O MRC&VB conta atualmente com 79 empresas filiadas, número considerado recorde nacional entre as entidades congêneres para os primeiros meses de atividade. “Estamos nascendo fortes, e isso sem dúvida é motivo de orgulho, mas nosso foco de trabalho é garantir a qualidade de todas as atividades que um Convention pode e deve promover em sua base para gerar negócios a seus associados”, definiu o presidente Cassio Luiz Pinto Jr.
Fundado em 28 de junho de 2011, a entidade vem se estruturando desde lá para promover a cidade de Marília como receptora de eventos. Logo após a sessão ordinária, o gerente executivo do MRC&VB, Gilberto Rossi Jr., apresentou um resumo do trabalho realizado até agora.
Em menos de um ano de fundação, o Convention, como também é informalmente denominado, apoiou diversos eventos realizados em Marília. O principal deles foi o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo que aconteceu em março. Foi articulada uma ponte entre a empresa promotora, a Full Time, e os parceiros locais para que o evento alcançasse pleno êxito.
Por exemplo, o MRC&VB contratou 3 vans para traslado dos mais de 1.200 participantes entre o local do congresso, a Unimar, e hotéis, bares, restaurantes e shoppings da cidade, ação reforçada com a instalação de um ponto com serviço de taxi dentro da universidade com 32 veículos credenciados. “Somente com as vans foram feitos 880 traslados e houve momentos em que todas elas e mais os 32 taxis estavam circulando ao mesmo tempo”, conta Gilberto.
Segundo ele, entidades como o Sindicato dos Taxistas, se tornaram associadas do Convention e isso facilita a coordenação de atividades que contribuem para a melhor receptividade dos turistas. “Vamos iniciar em maio um treinamento específico para taxistas em parceria com o SEST/SENAT”, informa Gilberto.
Diretores do MRC&VB também participaram de eventos de expressão nacional e internacional, como o 6o Salão de Turismo, o 3o Encontro Nacional de Convention Bureaux, além de contato com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, onde foi feito o pleito para destinar esforços para a criação de uma parceria para viabilizar um Centro de Convenções em Marília .
Graças ao MRC&VB, Marília conta agora com um mapa turístico da cidade em que inúmeros serviços de interesse direto dos visitantes são informados. No verso desse material, cuja primeira tiragem foi patrocinada pela Prefeitura Municipal e a criação feita pela CVZL Propaganda, foram incluídas diversas informações sobre as características principais da cidade.
Outro passo importante na estruturação do MRC&VB foi a implantação da Room Tax Facultativa, uma taxa paga pelos hóspedes que financia as atividades da entidade. De acordo com Gilberto, a RTF já representa, aproximadamente, 50% da receita do Convention. Para estimular essa ferramenta, foram anunciadas três ações: uma premiação mensal com jantares e outra anual com viagem para os profissionais das equipes de recepção dos hotéis, e um programa de benefícios para o hóspede com descontos e vantagens oferecidos pelas empresas associadas. “Nosso trabalho objetiva oferecer boas condições para os turistas, mas nem sempre algumas ações são facilmente percebidas, de forma que esse programa de benefícios é uma forma de demonstrar claramente ao hóspede que o valor de R$ 1,50 da RTF é superado em muito com as vantagens diretas que ele obtém pagando essa contribuição”, esclarece.
Entre as novas ações, o Convention apresentou em primeira mão o site que deverá ser colocado no ar ainda na primeira quinzena de maio. Ele traz informações úteis para visitantes e para organizadores de eventos, se tornando mais uma ferramenta de fomento ao turismo local. Sua estrutura contará com calendário de eventos, notícias, destaques, informações sobre Marília e cidades da região, entre outros links. A plataforma utilizada permitirá que todas as atualizações de conteúdo sejam feitas diretamente pelo Convention. O projeto do site é do Estúdio Santa Fé, que também é associado do MRC&VB.