Perto de completar um ano de fundação – 28 de junho -, o Marília e Região Convention & Visitors Bureau se destaca como modelo de gestão e desenvolvimento no segmento do turismo receptivo. Com diversas ações realizadas e um recorde nacional de captação de associados para os primeiros meses de atividades, a entidade começa agora a receber cidades da região interessadas em conhecer a estratégia utilizada em Marília.
Dia 25 de maio, foram recepcionados no MRC&VB o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SINHORES) de Presidente Prudente, Rubens Afonso, e o empresário da mesma cidade, diretor do Eco Resort Terra, Júlio Moraes, que lideram o convention bureau local. Ambos estiveram acompanhados dos vereadores da cidade de Pirapozinho, Jurandir Aparecido de Lima e Claudinei Dinello.
Apesar de criado em 2006, o PPC&VB não obteve de imediato o mesmo nível de adesão verificado em Marília. Avaliando ser agora um momento favorável para o turismo regional, os empresários prudentinos iniciaram nova ação de sensibilização objetivando captar mais associados. De acordo com o gerente executivo do MRC&VB, Gilberto Rossi Jr., foram apresentadas atividades e estratégias utilizadas em Marília para convencimento dos empresários que formam o trade turístico local.
O presidente do MRC&VB, Cassio Luiz Pinto Jr., se dispôs a participar de encontros com empresários de Presidente Prudente contribuindo nessa fase de sensibilização. “Temos total interesse em colaborar com nossos vizinhos, até porque faz parte de nossa estratégia de fortalecimento do turismo regional estabelecer parcerias de cooperação mútua com outros bureaux”, informou Cassio.
OURINHOS – No dia 13 de junho, foi recebida uma comitiva de Ourinhos, que integra o rol de cidades que compõem a área geográfica do MRC&VB. Estiveram presentes a recém-empossada secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lavínia Xavier, e os assessores Aluísio Silva Jr. e Anderson Luiz Conceição. Os visitantes apresentaram um showcase e um guia turístico produzido pela Prefeitura Municipal de Ourinhos.
O objetivo da visita foi conhecer melhor as atividades do bureau e estreitar laços para que Ourinhos também desenvolva internamente o trabalho já iniciado em Marília. “Ourinhos, de certa forma, já está numa situação adiantada, pois desde o início contou com a associação de duas empresas, a agência de publicidade Cavezali Propaganda e a agência de turismo BRM Celebration”, conta Gilberto Rossi.
Segundo a secretária ourinhense, que já presidiu a Associação Comercial e a Diretoria de Turismo locais, é necessária a profissionalização do setor através de treinamento e capacitação. Lavínia também quer buscar a união entre os empresários para alavancar o setor.
O próximo passo será o agendamento de uma apresentação do MRC&VB em Ourinhos, para que o trade local possa se engajar à nova entidade. Esse caminho deverá ser seguido por outras importantes cidades da região que também integram o MRC&VB, como Assis, Lins, Garça, Tupã, Pompéia, Paraguaçu Paulista, entre outras.