Partindo do principio que turista é todo e qualquer individuo que utiliza os serviços de hospedagem , gastronomia e permanece mais que 24 horas longe de sua casa, podemos afirmar que a atividade turística em nossa cidade é presente em nosso dia a dia e nós quase nem percebemos. E isso acontece principalmente através do turismo de eventos e negócios.
Este tipo de turismo tem características bastante interessantes. É motivado por eventos científicos (Congressos, Simpósios, seminários), ou por eventos corporativos (convenções , treinamentos), ou mesmo pela necessidade de vender e apresentar o seu produto.
Ah, mas esse cara que está trabalhando não é igual o turista de lazer. Tem razão, não é, é melhor! Pois ele não depende de férias, verão ou inverno para visitar nossa cidade. O evento ou a oportunidade de negócio surge e o sujeito TEM QUE ESTAR PRESENTE, faça chuva ou faça sol. Além disso, foi identificado em pesquisa do Ministério do Turismo que ele apresenta maior gasto médio do que o turista de lazer.
Impacto de um evento em Marília – vamos pensar num congresso recebido por uma de nossas universidades, o “Congresso Estadual de Fisioterapia“ (nome fictício) que trará para a cidade 500 participantes –Marília recebe entre 8 a 10 eventos deste porte de evento por ano e dezenas de outros menores e alguns, até maiores.
O evento tem dois dias de duração. Parte desse público é da região e faz o famoso bate e volta, outra parte, 60% - 300 pessoas - precisa se hospedar em Marília - hotéis beneficiados, precisam almoçar e jantar (04 refeições) – restaurantes, shoppings e lanchonetes beneficiadas, precisam se deslocar hotel / evento/rodoviária /aeroporto – taxistas, empresas de ônibus, vans, mototáxis, postos de gasolina beneficiados, gostam de comprar produtos diferentes do de sua cidade e/ou levar uma lembrança – shoppings, comércio e artesanato beneficiados.
Se pensarmos que ganham também todos que fornecem para essas empresas citadas no parágrafo acima, podemos citar os supermercados que vendem frutas, verduras e legumes para hotéis e restaurantes, as padarias que fornecem pão, biscoitos e quitutes para eventos e para o café da manhã dos hotéis, enfim....se esmiuçarmos o assunto não haverá espaço nessa página para alcançarmos a totalidade impactada positivamente por essas 300 pessoas a mais em nossa cidade. Turismo em Marília? SIM!
Gilberto Rossi Jr. – Bacharel em turismo; pós-graduado em administração hoteleira; mestre em turismo e gestão cultural pela Ibero Americana/SP e mestre em comunicação pela UNIMAR. Docente de curso de graduação e pós-graduação e Gerente Executivo do Marília e Região Convention & Visitors Bureau.