por Gilberto Rossi Jr
Quando falamos de investimento em turismo na cidade, não vislumbramos a instalação de uma Disneylândia ou a construção de um sambódromo, falamos sobre tornar Marília uma cidade ainda mais receptiva, ainda mais hospitaleira.
Para uma cidade atrair um fluxo de visitantes considerável, ela precisa contar com algum tipo de atrativo turístico, seja ele natural (falaremos dos nossos vales em outro momento), cultural (falaremos do nosso teatro em outro momento), ou de oportunidades de negócios e eventos. Além de gerar uma motivação para atrair visitantes, a cidade precisa se preparar para recebê-los. Entradas e ruas bem asfaltadas e iluminadas, uma sinalização eficiente, bons terminais de embarque e desembarque (rodoviária e aeroporto), uma rede de hoteis e gastronomia qualificada e, se possível, equipamentos que potencializem a principal motivação que traz esses turistas, no caso de Marília, podemos citar como exemplo, o setor de eventos.
Existem dezenas de tipos de eventos diferentes que acontecem todos os dias em nossa cidade. São seminários, congressos, colóquios, convenções corporativas, formaturas, shows, exposições agropecuárias, campeonatos esportivos, que já atraem um grande número de pessoas para a cidade. Mas esse cenário podia ser ainda melhor, podemos aumentar esse fluxo atraindo ainda mais eventos para a cidade.
Para isso, precisamos de uma ferramenta importante, um Centro de Convenções em Marília. Um espaço multimeios, planejado para receber congressos, feiras e outros grandes eventos, capaz de abrir novas possibilidades comerciais para nosso parque industrial e suprir a capacidade hoteleira da cidade gerando e garantindo empregos, impostos e visibilidade positiva para nosso município.
Um Centro de Convenções profissional não deve depender da gestão pública, mas pode surgir através da iniciativa da Prefeitura Municipal. Em reunião com Secretario Estadual de Turismo, Roberto de Lucena, em sua passagem por Marília no mês passado, ele falou sobre iniciativas de parceria Público-Privada onde municípios disponibilizam terreno, o Estado gera benefícios fiscais para que a iniciativa privada se interesse, invista e administre com profissionalismo um empreendimento tão importante para a cidade.
O turismo existe em Marília, o turista já vem ao nosso município e já temos um grande filão desse mercado, o turismo de negócios e eventos que precisa ser potencializado para gerar uma cidade hospitaleira boa para quem chega, mas principalmente boa para quem por aqui vive.
Gilberto Rossi Jr. – Bacharel em turismo; pós-graduado em administração hoteleira; mestre em turismo e gestão cultural pela Ibero Americana/SP e mestre em comunicação pela UNIMAR. Docente de curso de graduação e pós-graduação e Gerente Executivo do Marília e Região Convention & Visitors Bureau.